segunda-feira, 11 de maio de 2009

... tanta inveja?

A inveja é um estado interessante de ser analisado, pois genuinamente ele existe dentro de nós. Ignorá-lo... reprimi-lo... simplesmente não resulta.

Na minha opinião, deveremos então perceber a origem da inveja, de forma a conseguir lidar com ela da melhor forma.

Geneticamente o ser humano, como a maior parte das outras espécies animais, possui no seu instinto de sobrevivência a necessidade de se sentir mais forte, e provar isso mesmo ao outro elemento da espécie.

Desta forma, a inveja assume duas vertentes:
1- no ser mais forte, a tendência natural é querer provocar inveja ao mais fraco;
2- o mais fraco, naturalmente anseia ser mais forte, invejando quem o é.

Este despique natural não existe por acaso na maior parte das espécies animais. Este é benéfico, pois simplesmente é o que estimula o desenvolvimento e evolução da espécie. Parece um pensamento frio, mas simplesmente factual. Pela natureza fora, temos exemplos mais "cruéis" de evolução da espécie, como por exemplo, as crias mais frágeis serem mortas pelos progenitores. O facto é que cientificamente está provado que este tipo de leis da sobrevivência são fundamentais para toda a evolução de qualquer espécie.

Ou seja, percebendo a sua origem, na minha opinião, o problema não reside no facto de sentirmos inveja... mas sim como reagíamos a ela.

Não acho mal alguém demonstrar o poder que tem. Apenas convém medir a forma como o faz, tentando preservar a sua humildade. De resto, demonstrar aquilo que se atingiu, pode ser forma de incentivar outras pessoas a consegui-lo também.

Não considero errado alguém ambicionar algo mais, comparado com a pessoa que está ao lado. Desde que não a prejudique ninguém para atingir os seus fins.

Felizmente tenho objectivos próprios na minha vida, muito independentes do que me rodeia. Mas não sou hipócrita ao ponto de dizer que não sinto inveja de algumas pessoas. Sinto-a e já surgiram situações em que a usei conquistar algo mais. Mas sempre sem prejudicar quem quer que seja.

Temos de sentir a inveja naturalmente, assim como aprender a lidar com ela. Fugir... hummm... aliás, fugir é um mau princípio aplicado a qualquer sentimento.

Poderemos fugir do fogo se não tivermos meios para o apagar. Poderemos fugir de alguém que nos queira agredir se não tivermos forma de nos defender. Dos sentimentos, simplesmente não se foge: enfrentam-se e aprendemos a lidar com eles.