sexta-feira, 4 de setembro de 2009

... a mentira disfarçada de verdade?

Loucura perante a incógnita da verdade. Razão constante através da mentira.

A aliança do ser humano pela sede exacerbada do poder acaba por representar a vaselina para a mentira.

Sem meios para atingir fins, preservando o orgulho no próprio umbigo, o desfecho resume-se a atropelar tudo e todos somente com o critério de alcançar o seu poder pessoal.

A ingenuidade constitui o último catalisador para a proliferação da falsidade.

Começo a rir para não chorar com o recente slogan do PSD: “Política de Verdade”.

Não possuo cor partidária, apesar de me aproximar às ideologias de esquerda. Apenas reconheço o valor pela competência. Pelo que as minhas opiniões políticas são totalmente imparciais.

Verdade? Esta verdade tem duas conotações:
a) Mas alguma vez a classe política, especialmente o PSD, fez com que a transparência da verdade venha ao de cima? Que descaramento pessoas que manipulam ideias, números, pessoas… virem invocar o rigor da verdade. Tenham vergonha na cara.
b) A tendência dogmática pela imposição de uma verdade única. Indivíduos que confundem as suas opções religiosas como imposições políticas, deveriam simplesmente ser banidos de qualquer cargo de poder do estado. Acabam por extravasar as convicções cegas da religião, e agem da mesma forma perante tudo o que os rodeia, sem abertura para novas formas de pensar e actuar.

Será que num futuro próximo conseguiremos ter uma sociedade onde prolifere uma verdade mais transparente e livre? Na minha modesta opinião, talvez não.

Antes pensava que o problema seria mesmo uma tendência genética para a mentira de grande parte dos seres humanos. No entanto, tenho mudado a minha opinião.

O que realmente motiva as pessoas a mentir é a infeliz postura do “olho por olho, dente por dente”. Ou seja, “se ele mente e se dá bem com isso, porque não faço também o mesmo?”.

Uma reduzida percentagem de pessoas tem perfil para serem reais líderes. A outra grande percentagem, apenas quer seguir sem se quer pensar em nada. Se os líderes mentem, simplesmente farão o mesmo.

A nossa classe política mente, omite, manipula… Pena que o povo tão crítico acabe por descer ao mesmo nível. Faço uma analogia com o mundo do futebol: porque os jogadores criticam tão negativamente os árbitros quando são eles os primeiros a os tentar enganar? Paradoxal…